Location Image

Rua Dona Sulamita, Nº 42, Adrianópolis, Manaus - AM

Time Image

8:00hs

às 17:30hs

Dia Internacional da Igualdade da Mulher marca momentos importantes na busca por igualdade entre os gêneros

O Dia Internacional da Igualdade da Mulher marca momentos importantes das mulheres na busca por condições de igualdade entre os gêneros. Como exemplo a conquista de direitos na vida profissional e política.

Há poucas décadas, as mulheres não tinham direito ao voto, nem acesso à educação formal. O mercado de trabalho era fechado à presença feminina e o lugar da mulher na sociedade era visto exclusivamente pelo viés do casamento e da maternidade.

No entanto, nos últimos tempos, temos experimentado o acesso progressivo à educação, ao mundo do trabalho e ao exercício político pleno, particularmente nos países ocidentais. Essa situação é fruto de uma incansável luta pela igualdade entre os sexos, que está longe de terminar.

A luta da mulher para garantir seu espaço no mercado de trabalho deixou marcas na história do Brasil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre a década de 1940 e 1990, as mulheres no âmbito trabalhista passaram de 2,8 milhões para 22,8 milhões. Assim, em 1940, a população ativa feminina passou de 19% para 35% e estava concentrada no setor primário. Após 50 anos, 74% da população ativa estava concentrada no setor terciário, como serviços comunitários, de saúde, educação ou domésticos.

Sob o ponto de vista jurídico

Juridicamente, a legislação brasileira é considerada avançada. A criminalização do assédio sexual e a tipificação do feminicídio como homicídio qualificado representam. No entanto, a efetividade das políticas públicas faz do país um lugar inseguro para as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: