Location Image

Rua Dona Sulamita, Nº 42, Adrianópolis, Manaus - AM

Time Image

8:00hs

às 17:30hs

O bullying é crime?

A escola é um estabelecimento público ou privado que agrega um conjunto de alunos e professores. Coletividade esta, que colide com diversas atitudes e personalidades, resultando muitas vezes na descriminação na escola. Entretanto, o que muitos não sabem é: o bullying é crime?

Lidar com pessoas é sempre difícil e cabe a nós, entendermos as diferenças e saber respeitá-las. Porém, não é bem assim que acontece, segundo o Ministério da Educação (MEC). De acordo com o órgão, um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying. Este ato é um anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar.

Tipos de bullying

Existem várias formas da descriminação na escola — o bullying, como o psicológico, físico, moral e virtual (cyberbullying). Isso pode levar os estudantes a depressão e em alguns casos, o suicídio. Todavia, a intimidação não tem agressor definido, pode ser desde um colega de classe ou de outra turma que o pratica indiretamente.

Geralmente, os atos da agressão começam de forma silenciosa e vão se agravando. Em muitos casos, a vítima perde a vontade de frequentar a instituição de ensino e adquire diversos problemas emocionais.

Dados

Segundo o Ministério da Saúde, depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Mais de 300 milhões sofrem do “mal do século” (nome dado a doença pela Organização Mundial da Saúde).

A depressão, além de todos os sintomas citados, pode causar o suicídio. Essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos, segundo dado divulgado no dia 09/10 em novo relatório da OMS, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Crime

Além de ser um ato de covardia, o bullying é crime desde 2013, quando a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou a proposta que inclui no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) o crime de intimidação vexatória (ou bullying).

Os pais e a escola, que tem contato direto com os alunos, devem sempre estar cientes do que acontece. Por conseguinte, é importante que as vítimas não se calem diante das situações, independente de quão constrangedora seja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: